Acessibilidade:

CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ É CERTIFICADO PELA PRIMEIRA VEZ COM O SELO AMBIENTAL

Prefeitura - 14 de Julho de 2021 - 14:58:01

...

Como resultado do desenvolvimento de uma série de ações, voltadas para educação e preservação ambiental, o município de Caldeirão Grande do Piauí conquistou a habilitação no Selo Ambiental 2021.

A classificação dos municípios piauienses foi divulgada na última segunda-feira (12), pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), e 78 cidades do estado conquistaram a certificação.

Caldeirão Grande pontuou em três critérios de elegibilidade, somando um total de 85 pontos, e recebeu pela primeira vez a certificação C, estando agora habilitado para adesão ao ICMS Ecológico.

O prefeito municipal, Filipe Gonçalves, disse que a conquista é resultado das ações realizadas e agradeceu o empenho dos envolvidos. “É uma grande felicidade saber que esse ano o município, em parceria com Secretaria de Meio Ambiente, conquistou o Selo. Agradeço a dedicação de cada um nas ações desenvolvidas, o empenho da Secretaria de Meio Ambiente, os funcionários, o secretário, a assessoria que a gente contratou. Alcançamos essa conquista como resultado das ações desenvolvidas esse ano e também do empenho da gestão em conseguir esse selo”.

Para o gestor, as ações desenvolvidas são de suma importância por colaborarem com o meio ambiente e ainda garantirem recursos para investimento no município. “A gente sabe que essas ações são importantes para o desenvolvimento sustentável e também como forma de arrecadação para o município. A cidade desenvolve a questão ambiental e a gente é beneficiado também através de uma receita que vai ajudar a desenvolver ainda mais o município. E quero dizer que esse é o primeiro passo, vamos buscar sempre desenvolver a questão ambiental no município, e consequentemente, se for o caso, receber mais ainda arrecadação por isso. Agradeço por essa conquista, e se Deus quiser futuramente virão outras”.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Glauber Ramon Sousa, disse que Caldeirão recebe o selo como fruto de um trabalho realizado em conjunto. “A partir do momento que assumimos a Secretaria de Meio Ambiente, houve um esforço coletivo para que se tornasse realidade a aprovação do selo para o município. Com todo o apoio da administração do prefeito Filipe, o esforço da nossa equipe da secretaria e apoio da consultoria de Gedeones Engenharia, recebemos o selo com imensa alegria e satisfação, conquista que é resultado de um trabalho que vem sendo realizado de forma que o meio ambiente ganhe destaque”.

Glauber Ramon falou que diversas ações foram realizadas, voltadas à proteção ao meio ambiente e dos recursos naturais. “Do ano passado para cá realizamos grandes ações junto a população do município. Oficinas com produtores rurais, com alunos da rede de educação, do SCFV, tudo isso em prol de desenvolver ações ambientais, para que o município possa seguir de forma sustentável no uso dos recursos naturais. O selo é de grande importância para o município e um reconhecimento desse trabalho”.

O secretário também destacou que contou com apoio das demais secretarias municipais e que todas as áreas do município estão sendo contempladas com ações que visam garantir um meio ambiente sustentável.

Ramon disse que o trabalho voltado a defender o meio ambiente continuará sendo desenvolvido no município. “E nossas ações não param. Iremos continuar realizando o que for necessário para defender o meio ambiente e tornar o nosso município cada vez mais sustentável, com ações de melhoria na qualidade e vida da população. É de grande importância que trabalhemos para a preservação do meio ambiente, para que possamos ter a garantia de um futura melhor”.

O Selo Ambiental é o documento estadual de certificação de desempenho da gestão municipal de meio ambiente, sendo condição para que os municípios possam ter acesso aos recursos oriundos do ICMS Ecológico.

Por sua vez, o ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores do ICMS, desde que atendam aos critérios ambientais estabelecidos pelo governo estadual.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CALDEIRAO GRANDE DO PIAUI