SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DE SIMÕES, CARIDADE E CALDEIRÃO GRANDE DO PI PARTICIPAM DE FÓRUM NACIONAL EM BRASÍLIA

Data de Publicação: 22/08/2022

Foi realizado entre os dias 16 a 19 de agosto, no Centro de Convenções Internacional do Brasil (CICB), em Brasília – DF, o 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação.

O evento abordou sobre o tema “A efetividade das Políticas Públicas para a Garantia do Direito à Educação” e foi realizado pela UNDIME Nacional e suas secções estaduais, reunindo cerca de 1.100 participantes entre dirigentes Municipais de Educação, Prefeitos e técnicos das Secretarias municipais de Educação de várias cidades do país.

Os municípios de Simões, Caridade e Caldeirão Grande do Piauí participaram do evento, sendo representados pelos secretários municipais de Educação, Iris Elaine Dantas, Aldo César e Damiana Irene, respectivamente. De Simões, também participou a técnica da secretaria e coordenadora da Plataforma “Busca Ativa Escolar”, a professora Maria das Graças.

Os gestores da Educação, junto a comitiva do Estado do Piauí,  participaram ativamente de todo o percurso temático apresentado e discutido durante a palestras, conferências e mesas redondas.

No encontro foram tratados importantes assuntos como: A valorização dos profissionais da educação; políticas e programas do governo federal; o acolhimento e o desenvolvimento das competências Socioemocionais; critérios para definição dos fatores de ponderação e as condicionalidades no âmbito do FUNDEB; o trabalho pedagógico no processo de alfabetização de crianças na educação infantil e no ensino fundamental; formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais; o uso das tecnologias na educação; os desafios e demandas para o próximo Plano Nacional de Educação, a avaliação diagnostica e a oferta de atividades de Recomposição/Recuperação de Aprendizagens; o desafios dos anos finais do ensino fundamental para a garantia da aprendizagem; Apresentação do Relatoria da Comissão Internacional sobre o futuro da educação; diferentes diferenças na educação pública municipal e o conhecimento dos novos formatos das Plataformas de Busca Ativa Escolar e Conviva Educação.

Dentre as autoridades nacionais estiveram presentes o ministro da Educação, Victor Godoy, e toda sua equipe do FNDE; SELO UNICEF; UNESCO; ITAÚ SOCIAL; FUNDAÇAO LEMANN e suas equipes constituídas no Brasil.

O evento educacional durante quatro dias contou com a participação de várias autoridades brasileiras e internacionais em Educação. Os representantes de instituições parceiras apresentaram no palco do 9º Fórum Extraordinário Nacional da UNDIME estudos e diagnósticos  de magnitude mundial e nacional sobre a Educação Brasileira e o futuro de crianças e adolescentes, jovens e adultos, tudo com base legal  nas leis da Educação – CNE, LDB, BNCC  e de organismos nacionais e internacionais da ONU.

Para os participantes do Fórum foi um momento ímpar de muito conhecimento, atualização de fatos, leis, normas e condicionalidades que irão reger a educação a partir do grande divisor do tempo – Brasil até 2019 – Brasil período pandêmico 2020 /2021 e Brasil Pós Pandemia.

A secretária de Educação de Simões, Irís Elaine, falou sobre a experiência de participar do evento. “O evento muito rico em conhecimento e produtivo. O Novo Tempo para a Educação chegou – vamos Esperançar com Paulo Freire porque a hora é agora. A SEMED de Simões com toda sua rede de Educação e seus profissionais se prepara e assume com amor e compromisso desse novo tempo e entendo que todos de mãos dadas abraçarão já essa causa por vidas melhores de todas as cores, etnias e todas as diferentes diferenças. Simões presente para o novo tempo”, destacou.