PREFEITO FILIPE GONÇALVES INAUGURA PROGRAMA PIAUÍ SAÚDE DIGITAL EM CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ

Data de Publicação: 04/03/2024

Na manhã desta segunda-feira, 04 de março, o município de Caldeirão Grande do Piauí deu um passo importante na modernização e melhoria do acesso à saúde com a implantação do programa Piauí Saúde Digital. Essa iniciativa pioneira, que representa um marco para a região da Chapada do Vale do Rio Itaim, foi adotada graças ao apoio do prefeito Filipe Gonçalves, e do secretário municipal de saúde, Marcos Alencar.

O programa Piauí Saúde Digital, idealizado pelo Governo do Estado, por meio do governador Rafael Fonteles, estabelece um novo paradigma na prestação de serviços de saúde, especialmente em áreas remotas. Caldeirão Grande do Piauí torna-se a primeira cidade nesse território a implantar esse programa, que oferece teleconsultas com clínico geral disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essas consultas podem ser acessadas diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que contam com profissionais capacitados para solicitar atendimento.

Além disso, o programa oferece acesso a nove especialidades médicas por meio de consultas remotas, incluindo psiquiatra, psicólogo, neurologista, endocrinologista, cardiologista, dermatologista, ginecologista, nutricionista e pediatra. Os pacientes, mediante encaminhamento médico, podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde para agendar uma teleconsulta, trazendo mais comodidade e agilidade ao processo.

Uma das novidades trazidas pelo programa é o serviço de telediagnóstico, que já está operando em uma das UBS do município. Essa unidade foi contemplada com um aparelho de Eletrocardiograma (ECG), e após a realização do exame por profissionais habilitados, o laudo do cardiologista é emitido em até 5 minutos. Além disso, pareceres cardiológicos ou de risco cirúrgico são entregues em até 24 horas, contribuindo para uma tomada de decisão mais ágil e eficiente.

Equipamentos que auxiliarão o Programa Piauí Saúde Digital no município

Com a adesão, a gestão municipal ainda ofereceu um treinamento para a equipe de saúde que será responsável por acompanhar e operar o programa no município. Esse treinamento é parte fundamental da implementação do programa, garantindo que os profissionais estejam aptos a utilizar todas as funcionalidades oferecidas pelo Piauí Saúde Digital.

De acordo com o prefeito Filipe Gonçalves, a adesão ao programa representa o compromisso da gestão municipal em proporcionar serviços de saúde com qualidade e agilidade para os cidadãos.

Prefeito Filipe Gonçalves

"Estamos muito orgulhosos de inaugurar o programa Piauí Saúde Digital em Caldeirão Grande do Piauí. Essa iniciativa representa um avanço na nossa missão de garantir o acesso à saúde de qualidade para todos os nossos cidadãos. Com o apoio do governo estadual e o empenho da nossa equipe, estamos trazendo serviços de saúde mais modernos e eficientes para a nossa comunidade. Este programa facilitará o acesso a consultas médicas e proporcionar um atendimento mais eficaz e humanizado", disse o gestor.