Notícias

Prefeito Filipe Gonçalves entrega obras no aniversário de Caldeirão Grande do Piauí

Data de Publicação: 30/04/2021

Caldeirão Grande do Piauí é um município situado na tríplice fronteira dos Estados do Piauí, Pernambuco e Ceará e que se destaca pela produção de energia limpa e pela produção agrícola, seja com criação de ovinos e caprinos ou no cultivo do milho e da mandioca.

Emancipado em 1992, por intermédio da lei estadual nº 4.477, Caldeirão Grande do Piauí completou 29 anos nesta quinta-feira, dia 29 de abril. Este ano, a mais importante data do calendário municipal foi marcada pela inauguração de obras com foco na saúde, bem estar e qualidade de vida da população.

A programação comemorativa teve início no palácio sede do Poder Executivo Municipal, onde foi realizada a cerimônia cívica de hasteamento das bandeiras e execução do hino nacional.

Em seguida, o prefeito Filipe Gonçalves, a vice-prefeita Zulene Leal, o deputado estadual Georgiano Neto, vereadores e secretários municipais realizaram a entrega da primeira Academia de Saúde Pública de Caldeirão Grande do Piauí, que foi instalada na Praça 29 de Abril, em frente a Prefeitura Municipal.

A praça, que já era um espaço de convívio social, agora, equipada com diversos aparelhos, passa a ser, também, um espaço para a prática de atividades físicas e de cuidado com a saúde, tudo isso, ao ar livre, proporcionando um maior bem estar aos moradores.

Em seguida, visando uma melhor estruturação e o fortalecimento da rede de Atenção Básica à Saúde no município, o prefeito Filipe entregou outra importante obra, uma Unidade Básica de Saúde, que recebeu o nome de Alexandra Almeida da Silva Alencar, que era profissional da área da Saúde. OS familiares da homenageada participaram da cerimônia.

Com essa nova UBS, que já está equipada, o município amplia e descentraliza o leque de serviços de saúde, que antes eram ofertados à população todos na Unidade Avançada de Saúde.  “Vamos atender melhor a nossa população e descentralizar os serviços que estão concentrados em uma UBS. É importante, principalmente nesse momento em que estamos, de pandemia, quando cresceu a necessidade de termos mais espaços”, disse Marcos Alencar, secretário de Saúde.

A nova UBS garante as condições adequadas para o trabalho em saúde, promovendo melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. O novo espaço vai abrigar a equipe de saúde da família na sede, formada por médico, enfermeiro, odontólogo e os técnicos. A Unidade Avançada que já existia funcionará com atendimentos de urgência e com as equipes de saúde complementar, que atende, também, a população do interior.

O prefeito Filipe Gonçalves falou da alegria de poder celebrar o aniversário de Caldeirão Grande do Piauí presenteando a população e o município com obras importantes. “Hoje o nosso município completa 29 anos e o nosso sentimento é de alegria em poder celebrar essa data muito especial e entregando duas importantes obras, a nova UBS que vai aumentar a capacidade de atendimento e diminuir a sobrecarga de atendimentos no hospital, e a Academia de Saúde, que vai possibilitar à população cuidar mais da saúde praticando atividades físicas”, disse.

O gestor afirmou que o sentimento é felicidade, mas, também, de muita responsabilidade. “Apesar de ser um desafio muito grande, me sinto capaz de estar à frente dessa gestão e fazer muito pelo meu município”, disse, deixando uma mensagem de esperança: “A gente está passando por um momento difícil por conta da pandemia, mas devemos diariamente revigorar a nossa fé, agradecer pela nossa saúde, pela vida, e manter em nós a esperança de que dias melhores virão, se Deus quiser”.

O deputado estadual Georgiano Neto, em entrevista, falou da alegria de poder prestigiar mais um aniversário de Caldeirão Grande do Piauí e destacou seu trabalho em prol do desenvolvimento do município. “Já temos várias ações já realizadas, outras que estamos iniciando nos próximos dias. Destacamos a pavimentação, com 18 mil metros quadrados de calçamento, que vai, praticamente, universalizar o calçamento na zona urbana. Outro pedido do nosso prefeito Filipe é a construção do matadouro público municipal, para garantir todas as exigências sanitárias na questão do abate do ovino caprino, que é uma potencialidade aqui do município”, listou o parlamentar.

Georgiano anunciou novos investimentos, como a destinação de recursos para o custeio da saúde, no valor de 600 mil reais, e para a aquisição de uma nova retroescavadeira, no valor de 370 mil reais. “O deputado federal Júlio César me pediu que trouxesse essas duas boas notícias do seu mandato para Caldeirão Grande do Piauí. Então, temos aqui um conjunto de ações em parceira com o nosso mandato, do deputado Júlio, do Governo do Estado, que tem contribuído com o município e a gestão do prefeito Filipe, e que vai beneficiar a população deste município”, finalizou.

O ex-prefeito João Vianney, que governou o município nos últimos oito anos, participou dos atos inaugurais. Em pronunciamento, durante a entrega da UBS, parabenizou ao município pelo seu aniversário de 29 anos, falou da alegria em fazer parte da história de Caldeirão Grande do Piauí e de ver um projeto iniciando ainda na sua gestão sendo concluído e entregue pelo prefeito Filipe Gonçalves para servir à população. Vianney também enalteceu a homenagem a Alexandra Almeida da Silva Alencar.

A vice-prefeita Zulene Leal, a presidente da Câmara Municipal, vereadora França, a secretária de Governo, Luciana Carvalho, também se pronunciaram nas cerimônias. Também estiveram presentes os ex-prefeitos Rinaldo Oliveira e Neli Gonçalves, os vereadores Marcondes Alencar, França, Ronaldo Leal, Ennio Gonçalves, Dalvinha, Reginaldo Diola, Antônio Filho e Alex Cirilo, além da equipe de governo do prefeito Filipe Gonçalves.

Missa

Após a cerimônia de inauguração da UBS, a comitiva se dirigiu à Igreja de São José, onde foi celebrada a missa em ação de graças pelos 29 anos do município, presidida pelo padre Pio Feitosa.



PREFEITURA MUNICIPAL DE CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ

CNPJ: 41.522.293/0001-54

  • RUA ABÍLIO DE ARAÚJO ROCHA, 26 - Bairro: CENTRO - CEP: 64695-000 - CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 3455-1136
  • E-mail: prefeito@caldeiraograndedopiaui.pi.gov.br