Notícias

EXPOCABOCLOS EM CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ PROMOVE SUA 11ª EDIÇÃO E SE DESTACA COMO UMA DAS MAIORES DO ESTADO E DO NORDESTE

Data de Publicação: 16/11/2021

Apoiar o pequeno e o grande produtor rural, oportunizar grandes negócios, fomentar a economia local e promover entretenimento à população de Caldeirão e região, tem sido um dos objetivos da Expocaboclos, tradicional feira de caprinos e ovinos do município, que tem se destacando como uma das maiores do segmento no estado do Piauí e do Nordeste.

Confirmação disso, é que em sua 11º edição, a tradicional feira recebeu representantes de mais de 40% dos estados brasileiros, estiveram participando prepostos dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná, e São Paulo, dentre outros. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e em parceria com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos- ACOCAPI.

Para melhor receber os visitantes, a gestão municipal investiu aproximadamente cerca de 200 mil reais em recursos próprios do município para melhorias no parque de exposição, como pavimentação poliédrica do espaço de acesso ao parque, a reforma e ampliação da lavanderia e banheiros, implantação de energia, e imposição de uma pista de julgamento, com grama natural.

Este ano a feira foi promovida no período de 10 a 14 de novembro de 2021. Durante os cinco dias, aconteceram no Parque de Exposição “Raimundo Cirilo de Carvalho”, localizado no Sítio Caboclos, oficinas, cursos, palestras, concursos de leiteiro, de peso, feira de artesanato e apicultura, além de shows musicais com Sirano e Sirino, Malla 100 Alça, Pilera Pegadões do Forró, Banda 10 e Edu Safadão e Forró di Latada, sendo transmitidos por meio de lives.

De acordo com o presidente da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos (ACOCAPI), Marcondes Alencar, nesta edição a exposição contou com aproximadamente 1.000 animais, todos das raças Boer, Anglo, Santa Inês, White Dorper e Dorper, o que mostra segundo ele a qualidade e grandiosidade da feira para o segmento. “Só temos que agradecer a participação dos criadores de 11 estados que vieram engrandecer o nosso evento. Com certeza foi um sucesso total esta feira”, disse.

O ato de encerramento foi realizado na noite deste domingo, dia 14 de novembro, com os pronunciamentos das autoridades, entrega de troféus como forma de apoio, premiações, e também a distribuição de 200 cestas básicas por meio do Agro Fraterno, que é um movimento liderado pelo Sistema CNA/Senar.

Em sua avaliação, o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves, considerou a Exposição como bastante positiva. “Considero a 11ª edição da Expocaboclos positiva, pois apoiamos os criadores de caprinos e ovinos de Caldeirão Grande e geramos emprego e renda para muitas pessoas que estiveram envolvidas neste evento. Fica aqui o meu agradecimento aos expositores, criadores e autoridades que se fizeram presentes e que nos apoiaram na realização desta feira”, disse o prefeito.

O deputado federal Júlio César enalteceu a iniciativa do prefeito em promover o evento, ressaltando ser uma das maiores feiras do estado e do Nordeste. O parlamentar lamentou a ausência de entidades do sistema financeiro para que pudessem financiar a compra dos animais, gerando assim, mais renda. “Vamos trabalhar para trazemos nas próximas edições desta feira o Banco do Brasil, a Caixa ou o BNB”, Comentou.

Georgiano Neto, deputado estadual, manifestou sua alegria em retornar mais uma vez ao município de Caldeirão Grande do Piauí e, ao lado de várias lideranças do município e da região, poder participar da Expocaboclos. O deputado reafirmou o seu compromisso de continuar apoiando a realização do evento. “Esse evento conta com nosso apoio, da Secretaria de Agronegócio, do Governo do Estado, Sebrae, e aqui quero reafirmar a parceria com o prefeito de Caldeirão Grande, vamos fazer essa feira crescer cada vez mais.” Ressaltou.

O ex-prefeito João Vianney, um dos principais incentivadores e que realizou a Expocaboclos por sete anos, disse se sentir realizado, e com um sentimento de dever cumprido. “Graças a Deus voltamos com a Expocaboclos, passamos por um momento muito difícil na pandemia, mas graças ao prefeito Filipe, toda equipe e a associação voltamos a realizar esse grande evento, que cresce cada vez mais. O que plantamos está aí, quando assumimos em 2013 era uma roupagem e hoje está de cara nova, me sinto realizado, e com um sentimento de dever cumprido. Temos somente que agradecer a Deus, pois mesmo em momento de pandemia, realizamos mais uma vez, este grande evento, com expositores de todo o Brasil”, ressaltou.

Participando da programação, o ex-governador do Piauí, Wilson Martins, falou sobre o crescimento da feira. “Eu vi a Expocaboclos nascer em dois mil e dez quando eu era governador do Estado do Piauí, que começou pelo sentimento da importância dos criadores, e foi foi uma feira que já começou grande, pois tinha uma vontade fazer acontecer, e quando se tem um  sonho envolvendo várias pessoas, existe a cooperação, e dessa forma ele acontece, ele se realiza, e o resultado é isso que estamos vendo aqui, um sonho que deu certo.” Comentou.

Durante o decorrer da programação diversas autoridades estaduais e municipais estiveram presentes, como o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves; a vice-prefeita, Zulene Leal; o ex-prefeito de Caldeirão Grande, João Vianney; a presidente da Câmara Municipal, França Miranda; o prefeito de Padre Marcos, o prefeito de Belém do Piauí Ademar Carvalho, José Valdinar da Silva; o prefeito de Caridade do Piauí, Toninho; o prefeito de Simões, Zé Wlisses; o prefeito de Fronteiras, Eudes Agripino; o prefeito de Jaicós, Neném de Edite; o prefeito de Simplício Mendes, Márcio Moura; o prefeito de Salitre Dodo de Neoclides o deputado Estadual Georgiano Neto, o deputado federal Júlio César, o ex-governador do Piauí, Wilson Martins, além de vereadores, secretários e lideranças do município e da região.

 
 



PREFEITURA MUNICIPAL DE CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ

CNPJ: 41.522.293/0001-54

  • RUA ABÍLIO DE ARAÚJO ROCHA, 26 - Bairro: CENTRO - CEP: 64695-000 - CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 3455-1136
  • E-mail: prefeito@caldeiraograndedopiaui.pi.gov.br