Notícias

EM CALDEIRÃO GRANDE, CONFERÊNCIA DEBATE IMPACTOS DA PANDEMIA NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Data de Publicação: 01/02/2023

O município de Caldeirão do Piauí realizou nesta terça-feira, 31 de janeiro, a sua 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com foco no debate sobre os efeitos causados pela pandemia, durante o período de confinamento, que gerou diversos impactos na vida das crianças e adolescentes.

A Conferência Municipal discutiu sobre a temática “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela covid-19: violações e vulnerabilidade de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, em parceria com a Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí e a Secretaria de Assistência Social, o evento reuniu autoridades municipais, representantes de órgãos e entidades e a sociedade civil em geral.

O evento aconteceu no auditório Maria Santa de Alencar, com o objetivo geral de promover uma ampla mobilização social, para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias, bem como para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

Na solenidade de abertura, foi realizada uma apresentação musical, seguido dos pronunciamentos de autoridades municipais.

O prefeito de Filipe Gonçalves, enfatizou que a conferência, é um espaço importante, tendo em vista que debater políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes é fundamental para o seu desenvolvimento de forma integral.

“A garantia dos direitos da crianças e adolescentes é constitucional, por isso é importante esse momento para discutirmos sobre políticas públicas voltadas para esse público, visando o aperfeiçoamento de ações, garantindo-lhes assim, a sua proteção integral”, disse.

A vice-prefeita, Zulene Leal, destacou a importância da Conferência, mediante o tema de grande relevância. “Esse evento é um espaço de discussão importantíssimo, para propormos políticas públicas voltadas a garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes, principalmente, nesse período pós-pandemia, onde esse público está ainda mais vulnerável”, afirmou.

Após a leitura do Regimento Interno da Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a presidente do Conselho Municipal do CMDCA, a assistente social Ana Gardênia, abriu oficialmente o evento.

Ela deu as boas vindas e agradeceu a participação de todos, destacando a relevância do momento. “A Conferência é uma oportunidade de reavaliar as políticas públicas do município destinadas as crianças e adolescentes, em especial aos mais vulneráveis, que precisam de uma maior atenção e cuidado. A discussão e melhorias dessas políticas públicas é uma necessidade básica para a melhoria de condição deles, principalmente diante dos desafios que foram impostos pela pandemia, onde muitas famílias foram afetadas e as crianças e adolescentes também”, disse.

A palestra magna, foi ministrada pela assistente social Ângela Bezerra, que discorreu sobre o tema central do evento e explanou sobre os eixos temáticos da Conferência. Para ela, a Conferência é um espaço de protagonismo, onde estão reunidos crianças e adolescentes e instituições que trabalham com esse público, para construir deliberações que tratam da realidade de políticas públicas destinadas ao cuidado, necessidades e possibilidades para os jovens, principalmente nesse período depois da pandemia.

Os eixos temáticos são: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia;  Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; e Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Logo após, foram realizados os trabalhos em grupo para a elaboração de propostas, e a plenária final e deliberações das prioridades definidas pelos grupos de trabalhos.

Entre as propostas, destaque para a participação do adolescente Rafael Alex Ribeiro Leal, que apresentou diversas propostas, quando sugeriu melhorias com ações direcionadas principalmente a participação ativa dos adolescentes em projetos nas áreas como educação, saúde e cultura.

Na ocasião, também foram eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual. Foram escolhidos Maisa Alencar e Graciele Santiago – órgão governamental; Eliete Cícera e Maria de Sousa – órgão não governamental; Rafael Alex e Ana Kethlly – adolescentes.

A secretária de Assistência Social, Raimunda Ribeiro, agradeceu a participação de todos no evento e destacou a importância da Conferência. “A discussão de políticas públicas para este público é fundamental, principalmente nesse momento de pós-pandemia em que muitas famílias foram afetadas, e nosso intuito é a deliberação de ações, que possam minimizar os impactos causados pela pandemia na vida desses jovens”, disse.

Ao término do evento, foram entregues certificados para os todos participantes. 

O evento contou ainda, com a presença da presidente da Câmara Municipal, Francisca Josefa Miranda (França), dos secretários Marcos Aurélio(Agrcultura), Rinaldo Francisco de Oliveira(Esportes), representando o Conselho de Saúde, a enfermeira Ítala Natália, a assistente social, Maísa Alencar, a coordenadora da sala de vacina Francisca Irene, os conselheiros tutelares, dentre outros.



PREFEITURA MUNICIPAL DE CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ

CNPJ: 41.522.293/0001-54

  • RUA ABÍLIO DE ARAÚJO ROCHA, 26 - Bairro: CENTRO - CEP: 64695-000 - CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 3455-1136
  • E-mail: prefeito@caldeiraograndedopiaui.pi.gov.br