EM CALDEIRÃO GRANDE, AGRICULTORES SÃO BENEFICIADOS COM A DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES E PREPARAÇÃO DE TERRA PARA O PLANTIO

Data de Publicação: 11/02/2021

Trabalhadores rurais do município de Caldeirão Grande do Piauí estão sendo beneficiados pelo “Programa de Valorização e Incentivo à Agricultura Familiar”, uma das mais importantes ações realizadas pela Prefeitura Municipal para o homem do campo.

O Programa consiste na preparação de terras para o plantio, de forma gratuita. A primeira etapa foi o cadastramento dos agricultores e suas respectivas propriedades, realizado nos primeiros dias do mês de janeiro, logo no início da gestão do prefeito Filipe Gonçalves.

Esse ano, segundo o secretário de Agricultura, o agrônomo Marcos Aurélio, cerca de 700 agricultores familiares serão beneficiados. São até 10 hectares para cada agricultor familiar. Ao todo, serão cerca de 13 mil tarefas de terra preparados, um trabalho realizado todo com recursos próprios do município.

“Essa é uma ajuda de grande importância para os agricultores familiares, pois o preparo da terra é uma das etapas de maior custo no processo de produção agrícola. Essa ação da Prefeitura diminui significativamente os custos da produção e, consequentemente, aumenta os lucros do agricultor”, pontuou Aurélio.

Para a execução do programa, o município contratou 37 tratores agrícolas. A grande maioria das máquinas é de pessoas do próprio município. Com isso, além de beneficiar o agricultor com o preparo da terra, o Programa ainda gera renda direta para os proprietários das máquinas, como é o caso do agricultor Raimundo Manoel, mais conhecido por ‘Vinvim’.

Ele é um dos agricultores contemplados pelo Programa. Esse é o terceiro ano que a Prefeitura Municipal prepara suas terras para o plantio. Ele conta que, com os lucros que obteve nas safras anteriores, com a produção de milho, foi possível comprar um trator, que esse ano já está trabalhando na preparação das terras.

O agricultor José Ramos de Andrade pretende plantar milho e feijão em sua propriedade rural, situada na localidade Saco do Pau Ferro. Ele também está sendo contemplado pelo Programa. Na última safra chegou a colher 650 sacos de milho e 40 de feijão. Feliz com a produção passada, esse ano ele aumentou a propriedade a ser plantada. “A propriedade esse ano é um pouquinho mais, e se vim inverno, a gente quer tirar mais. Tá demorando chegar, mas a expectativa da gente é de um bom inverno”, disse.

Se fosse pagar pelo preparo de toda a terra, a despesa, segundo ele, seria era grande e os ganhos da comercialização dos produtos seriam reduzidos. “É bom demais pra o agricultor. É uma ajuda grande. A gente só tem a gradecer a Prefeitura, o prefeito Filipe”, disse.

O Programa é uma das estratégias do governo do prefeito Filipe Gonçalves para reforçar e valorizar a agricultura familiar no município, aumentando a renda no campo e as receitas do município. A agricultura, segundo Aurélio, é uma das principais fontes de renda da população que reside no campo.

Sementes
Além de preparar a terra para o plantio, a Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, em parceria com o Governo do Estado, também distribuiu 600 kg de sementes de milho e feijão, 8 mil raquetes palma forrageira, beneficiando a cerca de 180 agricultores familiares. “Nós distribuímos 3 kg de milho e 3 kg de feijão, e 100 folhas de palma para cada produtor”, detalhou o secretário Aurélio.