EM CALDEIRÃO GRANDE, AGRICULTORES PARTICIPAM DE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARA O PLANTIO DO ALHO.

Data de Publicação: 28/01/2019

Ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de janeiro (sexta, sábado e domingo), na cidade de Caldeirão Grande do Piauí, treinamento e capacitação dos produtores agrícolas para o plantio do alho em 2019.

A capacitação se deu através do apoio da Prefeitura Municipal na gestão do prefeito João Vianney em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Associação Piauiense de Produtores de Alho (APPA).

De acordo com a mobilizadora do treinamento, Ananda Sousa, o interesse surgiu ainda no ExpoCabolcos, evento ocorrido no mês de novembro onde reuniu produtores e criadores de várias cidades do Piauí e de outros estado como Ceará, Pernambuco e Bahia.

“Foi na ExpoCaboclos que conhecemos a cultura do alho no Piauí e, desde então, os agricultores do município despertaram interesse para produção do alho. Esse treinamento e capacitação teve total apoio do prefeito João Vianney, no qual solicitou o curso aos membros da Appa e do Senar disponibilizando toda a logística necessária para os produtores da Appa e do Senar realizarem esse treinamento no município” destacou Ananda Sousa.

Entusiasta da agricultura, Ananda afirmou que foi umas das responsáveis pela iniciativa e mobilização do produtores de alho em prol do desenvolvimento no município.

“Estamos tentado revitalizar a cultura do alho no município tendo como exemplo dos membros e produtores da Appa que estão dando vida a cultura do alho. Há pelo menos 20 anos que essa produção extinguiu-se, e, a partir do ExpoCaboclos tivemos o interesse em revitalizar a produção de alho em nosso município” afirmou.

Ao todo, dezessete pessoas participaram do treinamento e capacitação, entre agricultores e estudantes do curso de Agronomia juntamente com membros da Secretaria Municipal de Agricultura, Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI).

Durante os dias de capacitação foi ministrado sobre técnicas de manejo, práticas de controle de pragas e doenças, períodos de plantio, ciclo da cultura bem como a classificação de sementes e adubação da área.

Esse é o primeiro ano em que os agricultores de Caldeirão Grande do Piauí cultivarão ao alho.