EDUCAÇÃO DE CALDEIRÃO GRANDE PROMOVE FORMATURA DOS DOUTORES DO ABC E CERTIFICA 53 ALUNOS

Data de Publicação: 17/12/2021

Em uma noite marcada por muita alegria, cores e sorrisos, foi realizada nesta quinta-feira (16), a Colação de Grau do Doutores do ABC da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de Caldeirão Grande do Piauí. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação.

O momento festivo aconteceu na quadra poliesportiva, reunindo o prefeito, Filipe Gonçalves, vice-prefeita Zulene Pereira, a presidente da Câmara Municipal, vereadora França Miranda, a secretária de Educação, Damiana Irene, secretária de Assistência Social, Raimunda Ribeiro, a diretora da Creche e Pré Escola Odolina Angélica, Antonia Lucinete, a coordenadora pedagógica, Ana Maria da Silva, as supervisoras de ensino, Fabiana de Sousa e Walkiria Iracema de Sousa e o secretário de Esporte, Rinaldo Francisco.

As estrelas da noite, os pequenos Doutores do ABC, participaram do evento acompanhados de seus familiares e convidados, com quem compartilharam o momento especial, que marcou o encerramento da primeira fase da vida escolar.

A solenidade iniciou com a formação da mesa de honra, e logo em seguida, aconteceu a entrada dos formandos e seus acompanhantes. Com trajes a rigor, eles esbanjaram beleza e elegância ao adentrarem no local percorrendo o tapete vermelho.

No total, 53 alunos da Creche e Pré-escola Odolina Angélica, da sede do município, e das unidades de ensino João Martins de Sousa, Maria Concebida da Costa, Crebilon Menandro de Araújo, e José de Sousa Pereira, ambas localizadas na zona rural, agora ingressarão no Ensino Fundamental.

Iniciando o atoo solene de formatura, a oradora da turma, Emanuelly Maria Silva, fez seu discurso, agradecendo a Deus, ao prefeito Filipe, à secretária de Educação, Damiana, às famílias, professores e funcionários das escolas.

Logo em seguida, em um dos momentos mais marcantes da cerimônia, foi realizada a entrega dos diplomas, feita pelo prefeito Filipe Gonçalves a cada um dos formados.

Conduzidos pela aluna Maria Cecília Silva, os pequenos também proferiram o juramento. “Eu prometo, diante de Deus e dos homens, amara e respeitar meus pais, amigos e mestres. Ter sempre em meu coração a presença amiga de todos que ajudaram na minha formação” comprometeram-se.

.

O aluno João Lucas Alencar Carvalho, foi quem fez os agradecimentos em nome das turmas. Também foi apresentado um slide com um resumo das atividades que os alunos participaram durante o ano letivo.

Ao final ainda aconteceu a valsa, com os graduados e seus padrinhos e madrinhas, e a entrega de lembrancinhas a cada criança.

O prefeito Filipe Gonçalves, disse que a formatura do ABC é uma forma de incentivo e valorização. “Sabemos que passamos e estamos passando por momentos difíceis, então essas crianças são vencedoras e merecedoras, com todo esforço elas conseguiram concluir a Educação Infantil e vão ingressar em uma nova modalidade de ensino. A gente promoveu esse evento para valorizar essas crianças, para que elas se sintam motivadas a continuarem nesse caminho, trilhando na educação para que possam dar passos maiores em suas vidas. Fazemos em benefício não só das crianças, mas também de suas famílias”.

Ele ainda afirmou que para a gestão municipal, a educação estará sempre entre as prioridades. “Sem dúvida nenhuma, a educação será sempre prioridade na nossa gestão, sempre buscando fazer com que as nossas crianças se sintam valorizadas, se engajem na educação, para que possam se tornar futuramente grandes profissionais. Estamos aqui para valorizar e motivar, pois sabemos que a educação é o melhor caminho a seguir. A educação será sempre valorizada e a gente torce e vai se se empenhar bastante para que essas crianças tenham o melhor nível de educação”.

A secretária, Damiana Irene, disse que os alunos enfrentaram desafios, mas conseguiram vencer. “Esse é momento muito importante. Eles são apenas crianças, mas passaram por grandes desafios, tiveram que enfrentar uma pandemia, se ausentaram da escola aos 3 anos de idade, tiveram que estudar de forma remota, o que não é aconselhado para crianças, mas com a ajuda dos pais e o esforço dos professores eles conseguiram. Estamos hoje com 53 crianças concluindo essa primeira etapa, e o que a gente deseja é muito sucesso para esses alunos na nova caminhada”.

A gestora ainda anunciou que diversos adolescentes do município foram aprovados na Escola Técnica de Araripina e destacou a alegria pela conquista dos mesmos. “Vários adolescentes foram fazer esse teste e ficamos preocupados, pois eles passaram praticamente 2 anos fora da escola. Mas ao retornar esse ano a escola fez uma força tarefa, com os professores e pais, e tivemos a feliz noticia de saber que todos foram aprovados. Isso nos deixa felizes, em sabermos que o trabalho que estamos fazendo está tendo resultado. Tudo melhora com a educação e o que esperamos de nossa comunidade é isso” falou.

A diretora da creche Odolina Angélica, Antônia Lucinete, incentivou os alunos a prosseguirem estudando com dedicação. “Minhas crianças, desejo que a partir de hoje vocês possam trilhar um mundo letrado, repleto de grandes desafios. Desafios estes que envolvem a escrita, leitura, interpretação, o calculo, que ao longo de todo esse tempo aprenderam com muita perseverança, responsabilidade, amor e dedicação. Quero que vocês, ao ingressarem no ensino fundamental, estudem muito e sigam tudo que aprendemos aqui. Queridos pai, sintam-se orgulhosos de seus filhos, eles subiram o primeiro degrau. Cabe a vocês continuar incentivando-os e que continuem firme na caminhada que se inicia”.