Notícias
CONFERÊNCIA MUNICIPAL REÚNE SOCIEDADE CIVIL E GESTÃO PARA CONSTRUIR O FUTURO DA SAÚDE EM CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ
Data de Publicação: 04/07/2025
Caldeirão Grande do Piauí promoveu, nesta sexta-feira (4), a 9ª Conferência Municipal de Saúde, um importante espaço de escuta e participação social, que reuniu representantes da gestão pública, profissionais de saúde, usuários do SUS e membros da sociedade civil. O evento aconteceu no Auditório Maria Santa de Alencar e teve como tema central: “Do território à transformação: APS como pilar do SUS que dá respostas”.
A Conferência teve como principal objetivo discutir propostas e diretrizes para a elaboração do novo Plano Municipal de Saúde, documento que norteará as políticas públicas do setor nos próximos quatro anos. Na programação, a solenidade de abertura, leitura e aprovação do regimento interno, palestra magna, trabalhos em grupo, apreciação das propostas na plenária final.
A palestra magna da Conferência foi ministrada pelo enfermeiro Átila Araújo, mestre em Saúde Coletiva e especialista em Gestão e Avaliação em Saúde. A partir da temática central, ele explanou sobre os desafios e potencialidades da Atenção Primária à Saúde (APS), destacando seu papel central como base do Sistema Único de Saúde (SUS)
Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para debater os eixos temáticos, levantar propostas e contribuir ativamente para a definição das prioridades de saúde para o município. As propostas discutidas foram apresentadas e avaliadas em plenária final, com a participação de todos, inclusive, representantes do Conselho Municipal de Saúde e profissionais da área.
Durante o evento, o prefeito Filipe Gonçalves destacou a importância da Conferência como espaço democrático e de construção coletiva.
.
“Já estamos na nona edição, sempre com o intuito de promover uma escuta pública, um debate democrático com a população, os profissionais da saúde e os gestores. A partir desse diálogo, construímos o Plano Municipal de Saúde com foco em oferecer cada vez mais assistência, qualidade e melhorias na saúde pública do nosso município, que é uma prioridade da nossa gestão.”, afirmou o gestor.
O secretário municipal de Saúde, Marcos Alencar, também ressaltou a importância do momento para a saúde local. “É um momento importante em que sociedade civil e gestão se reúnem para debater propostas concretas para os próximos quatro anos. Tudo isso visando a melhoria do atendimento e da qualidade de vida da nossa população. Nosso objetivo é sempre buscar ações que fortaleçam o SUS e atendam às reais necessidades da comunidade.”, frisou.
Também estiveram presentes autoridades como o vice-prefeito João Vianney de Sousa Alencar, o presidente da Câmara Municipal, Reginaldo Diola, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eduardo de Sousa Costa, além de vereadores e secretários municipais das pastas de Educação, Meio Ambiente, Assistência Social e Cultura, e a sociedade civil.