Notícias

CMDCA DE CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ REALIZA FORMAÇÃO COM CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR

Data de Publicação: 06/07/2023

Nesta última quarta-feira, 05 de julho, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caldeirão Grande do Piauí promoveu uma importante formação com os candidatos ao Conselho Tutelar. O evento, que contou com o apoio da Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, teve como objetivo capacitar os candidatos e aprimorar seus conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e informática.

A formação ocorreu no auditório Maria Santa de Alencar e reuniu os 10 candidatos inscritos, conforme resolução do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante o encontro, foram abordados temas essenciais relacionados ao trabalho do Conselho Tutelar e às responsabilidades dos conselheiros.

A especialista em políticas públicas, Janaína Lucélia, foi a responsável por ministrar a parte sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Com vasta experiência na área, ela destacou a importância da legislação para a promoção e proteção dos direitos infantojuvenis. Os candidatos puderam aprender sobre os princípios, direitos e deveres previstos no ECA, além de discutir casos práticos e situações enfrentadas no cotidiano do Conselho Tutelar. A assistente social do município, Ana Gardênia, colaborou com a formação.

Além disso, foram trabalhados conhecimentos sobre informática. A inserção da tecnologia no trabalho do Conselho Tutelar é fundamental para agilizar processos, manter registros adequados e garantir a eficiência no atendimento às demandas da comunidade.

O evento foi uma iniciativa importante para preparar os candidatos ao Conselho Tutelar, que terão a missão de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município. A capacitação proporcionou uma base sólida de conhecimento, preparando os participantes para lidar com diversas situações que surjam em seu trabalho cotidiano.

A eleição dos conselheiros tutelares ocorrerá no dia 1 de outubro de 2023, das 8h às 17h, em um processo que envolve a participação da comunidade local.

Após a conclusão de todas as etapas do processo seletivo, os novos conselheiros tutelares serão empossados e estarão prontos para exercer suas atribuições em prol do bem-estar das crianças e adolescentes de Caldeirão Grande. Eles serão responsáveis por ouvir, orientar, encaminhar e, quando necessário, aplicar medidas de proteção, sempre com base nos princípios estabelecidos pelo ECA.



PREFEITURA MUNICIPAL DE CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ

CNPJ: 41.522.293/0001-54

  • RUA ABÍLIO DE ARAÚJO ROCHA, 26 - Bairro: CENTRO - CEP: 64695-000 - CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 3455-1136
  • E-mail: prefeito@caldeiraograndedopiaui.pi.gov.br