CALDEIRÃO | ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES REALIZAM AÇÕES ALUSIVAS AO 18 DE MAIO

Data de Publicação: 19/05/2021

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, que simboliza a luta pela preservação e garantia da proteção e dos direitos da população infanto juvenil, foi lembrada no município de Caldeirão Grande do Piauí.

Esse ano, em razão do contexto de pandemia causada pelo coronavírus, a mobilização foi realizada pelas redes sociais, com a distribuição de panfletos, fixação de cartazes e faixas em locais públicos e estabelecimentos comerciais da cidade, bem como, com o uso de som.

O trabalho foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS, e pelo Conselho Tutelar, órgãos que integram a rede de proteção à criança e ao adolescente.

Na segunda, quando acontece a feira livre do município, os membros do Conselho Tutelar foram às ruas distribuir o material da campanha e orientar à população sobre a necessidade de vigiar, cuidar e proteger as crianças e adolescentes desse crime bárbaro, que é o abuso e à exploração sexual.

O Centro de Referência da Assistência Social utilizou as redes sociais, tanto a página no Instragram, como grupos de WhatsApp para divulgar e compartilhar vídeos e outros materiais produzidos.

As assistentes sociais Maísa Alencar e Ana Gardênia, e a coordenadora do SCFV, Graciele Santiago, falaram sobre a origem da campanha, seu objetivo, os dados atuais sobre abuso e a exploração, e a importância do enfrentamento.