CALDEIRÃO GRANDE – PI | OFICINA PREPARATÓRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE MANEJO DA APA CHAPADA DO ARARIPE.

Data de Publicação: 26/05/2022

Estiveram presente da cidade de Simões-PI: Sr. Raimundo leite – Secretário de meio ambiente, Tomás Pedro – Engenheiro agrônomo, Hugo Junior – Ouvidor do município e Oscar Leite – Biólogo e Gestor ambiental.

Em 25 de maio de 2022 na cidade de Caldeirão Grande do Piauí-PI, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), promoveu a palestra “Plano de manejo da APA chapada do Araripe”.

O objetivo:  Proteger a fauna e flora, especialmente as espécies ameaçadas de extinção, garantir a conservação de remanescente de mata aluviar dos leitos naturais das águas pluviais e das reservas hídricas e garantir a proteção dos sítios cênicos, arqueológicos e paleontológico de cretáceo  inferior do complexo do Araripe entre outros.

Carlo Augusto – Chefe do ICMBIO – ARARIPE.

Hoje nós discutimos o elaboração do plano de manejo da APA chapada do Araripe, sendo um interlocução entre o ICMBIO e a sociedade. Hoje no Piauí, CaldeIrão Grande é polo, pois trouxemos os outro município para esta cidade, depois iremos para Ouricurí-PE e Barbalha – CE.

Flávia Domingos – Analista ambiental do ICMBIO

A proposta é divulgar, interagir, estar nos territórios, pois é APA chapada do Araripe é grande, complexa, diversa e a realidade e a realidade de um Estado é diferente do outro. A discussão é importante para adaptar as propostas de gestão de cada unidade à realidade do território.

A Região do Araripe é composta por 16 Unidades de Conservação espalhadas pelos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. A Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, UC federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está localizada na cidade do Crato (CE), no bioma da caatinga e é zona de proteção da onça-parda, espécie considerada vulnerável pela caça ilegal e perda de habitat natural.

O Parque Estadual do Sítio Fundão está localizado na cidade do Crato (CE) e atende a finalidades ambientais e culturais de preservação de recursos naturais e históricos. Apresenta flora nativa representante dos biomas da Caatinga e do Cerrado, corpos d'água de grande valor para a população local e fauna silvestre variada. Além disso, faz parte do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe. É ligado ao Conselho de Políticas Ambientais do Estado do Ceará.