CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ CONQUISTA PELA 5ª VEZ CONSECUTIVA O PRÊMIO SELO UNICEF

Data de Publicação: 08/12/2020

Caldeirão Grande do Piauí é um dos municípios que conseguiu conquistar a certificação do “Selo Unicef – Município Aprovado”, um prêmio de reconhecimento internacional, que visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Nesta edição, 2017-2020, 182 municípios do Piauí concorreram, e destes, 59 tiveram êxito e foram premiadas com o selo. O resultado foi divulgado na manhã desta terça-feira (08) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, através de uma transmissão ao vivo.

Demostrando que segue avançando no trabalho realizado em prol da implementação das ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, com o objetivo de promover o bem estar social das crianças e adolescentes, esta é a 5ª vez consecutiva que Caldeirão Grande do Piauí conquista o prêmio.

O prefeito João Vianney, disse que recebeu o resultado com muita alegria, e dividiu a conquista com todos que contribuíram com o trabalho realizado durante esses 4 anos. “É com muita alegria que recebo esse prêmio, reconhecido mundialmente pelas Nações Unidas. E o que a gente quer hoje é dividir essa conquista com toda a gestão, os secretários, coordenadores, e todos aqueles que contribuíram com a gestão pública durante esses quatro anos. Foi um trabalho longo, mas hoje vemos o resultado. Caldeirão Grande é um dos poucos municípios que conquista pela quinta vez o selo”.

O Vianney ainda disse que encerrará seu mandato com mais um resultado positivo e que espera que o próximo gestor continue trabalhando em prol da cidade. “Esperamos que o próximo gestor continue valorizando a saúde, educação, as ações voltadas à criança e ao adolescente, ou seja, tudo aquilo que norteou nossa gestão, e que também faz parte dos requisitos do Selo Unicef. Agora estaremos entregando nosso mandato com uma avaliação política, e também com esse reconhecimento que mostra o resultado de uma boa gestão pública. E nosso desejo é que Caldeirão Grande continue fazendo parte do Selo Unicef, trabalhando, e sendo premiado”.

Damiana Irene, articuladora do Selo Unicef no município, disse que é gratificante receber mais uma vez um resultado positivo. “É um momento impar e muito gratificante para todos do município, principalmente para as crianças e adolescentes, que são o público alvo do selo. Todo o trabalho e engajamento que a equipe vem desenvolvendo durante esses 4 anos é em prol das crianças e adolescentes do nosso município. Hoje foi divulgado o resultado oficial, e já estávamos otimistas que seriamos vencedores, porque éramos cientes das ações que desenvolvemos e já tínhamos recebido os relatórios da linha de base, que apontaram que melhoramos em todos os indicadores”.

Ela também destacou que está na articulação do selo desde a primeira edição, e que a sensação é de dever cumprindo. “Hoje temos 5 premiações, tendo vencido todas as edições no estado. E eu tive a honra e privilégio de participar de todas as edições como articuladora. Desde a primeira edição no Piauí, onde apenas 8 municípios foram vencedores, eu já estava na articulação. Então, a sensação é de dever cumprindo e de um trabalho positivo realizado em prol das nossas crianças e adolescentes, que é o mais importante, o fruto do Selo Unicef no município”.

Nesta edição, o prêmio contou com 1.924 municípios participantesde 18 Estados brasileiros. No total, 431 municípios foram certificados com o selo.