A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HIDRICOS EM PARCERIA COM A SECREATRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE CALDEIRAO GRANDE DO PIAUI, PROMOVE OFICINAS DE CAMPO COM O TEMA “USO INDISCRIMINADOS DE QUEIMADAS, SEMANA DA AGUA NA ESCOLA E SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA.

Data de Publicação: 27/05/2021

Os eventos ocorreram nos dias 16 a 30 de Abril de 2021, nas comunidades dos Caboclos, Serra dos Caboclos, Unidade Escolar Crebilon Menandro de Araujo na Serra da Batinga e Unidade Escolar Francisco Jose Neto na Serra dos Pereiros zona rural de Caldeirão Grande do Piauí - PI e Unidade Escolar Senador Dirceu Mendes Arcoverdes e a Unidade escolar Jose Rodrigues Damasceno na cede do Município.

O evento foi direcionado as comunidades e teve participação em campo voltado a Educação Ambiental, para os Agricultores e familiares das comunidades, com os temas: Desmatamento, queimadas, erosão, exaustão do solo, flora, fauna e extinção das espécies vegetais e animais.  E alunos do ensino fundamental I e II, professores das disciplinas ciências, geografia, português e matemática e equipe gestora das referidas escolas com os temas do “Projeto da Semana do Meio Ambiente”  Desmatamento e Queimadas,  Poluição Do Solo, Recursos Naturais, Uso Sustentável, Política Dos 3 R´S, Reflorestamento/Arborização.  E os temas do Projeto da Semana da Água na Escola com os temas o Ciclo da água, Como economizar água, Escassez de água, a Importância da água e Reaproveitamento da água.

A formação iniciou-se com o Jose Neto de Santiago, agradecendo a presença de todos os participantes e destacando a importância do evento que vem agregar bastante conhecimento a todos da Comunidades e circum vizinhas. A palestra trouxe sugestões práticas alternativas ao homem do campo, destacando a importância do mesmo para o desenvolvimento sustentável e melhoraria na qualidade de vida dos cidadãos. O Jose Neto de Santiago - Técnico Agropecuário e licenciado em Ciências Biológicas, vinculado a Secretária de Meio Ambiente de Caldeirão Grande do Piauí/PI, em sua palestra abordou sobre o que é Meio Ambiente e os benefícios do ICMS Ecológico para o município. De forma participativa fez um diagnóstico dos principais problemas e prioridades ambientais do município e de como os participantes poderiam fazer parte das soluções. Fez também uma abordagem da relação homem e natureza, apresentando os danos causados ao meio ambiente devido o descontrole das queimadas e desmatamento, que agride diretamente a natureza com efeitos desastrosos à flora e à fauna comprometendo assim a vida na terra.

Algumas técnicas de manejo do uso sustentável foram trabalhadas durante toda a formação de forma participativa, debatendo e sempre procurando trazer à visão dos participantes sobre a temática e compartilhando suas experiências.