PROJETO EDUCATIVO DE CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ CAPACITA ALUNOS PARA O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE NO DIA DA ÁRVORE

Data de Publicação: 02/10/2023

No município de Caldeirão Grande do Piauí, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação uniram forças para desenvolver um projeto educacional de grande relevância, voltado para a conscientização ambiental e a celebração do Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

O projeto, realizado em parceria com alunos da Unidade Escolar José Rodrigues Damasceno, teve como principal objetivo sensibilizar os estudantes sobre temas cruciais relacionados ao meio ambiente. Ao longo dos dias 18 a 22 de setembro, os alunos participaram de atividades que visavam promover a conscientização sobre o desmatamento, destacar a importância das árvores, incentivar a preservação ambiental, estimular a arborização urbana, e promover a reciclagem.

Durante esse período, os alunos se envolveram em diversas atividades pedagógicas, incluindo palestras, debates, exibição de filmes educativos e atividades práticas. Eles também foram incentivados a explorar o mundo da leitura, com a indicação de livros relacionados à temática ambiental.

A culminância do projeto ocorreu com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que abordaram questões ambientais sob diferentes perspectivas, como a importância das árvores na manutenção do equilíbrio ecológico, a preservação de nascentes de rios, a redução do desmatamento e a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.

Um dos momentos mais significativos do projeto foi o passeio ecológico realizado no Parque de Exposições Raimundo Cirilo de Carvalho, localizado na comunidade Sítio Caboclos. Durante o passeio, os estudantes puderam observar de perto a diversidade da flora local e aprender sobre as espécies de árvores presentes na região.

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Ananda Sousa, falou sobre a importância do projeto. “É com imensa satisfação que participamos desse projeto que uniu a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação de Caldeirão Grande. Nossa intenção foi não apenas comemorar o Dia da Árvore, mas também envolver nossos jovens em questões fundamentais para o futuro de nosso planeta. Através dessas atividades, visamos despertar a consciência ambiental em nossos alunos, destacando a importância das árvores, da preservação de nossos recursos naturais e da responsabilidade que cada um de nós tem na construção de um ambiente mais sustentável. Queremos que essas experiências sejam uma semente que germinará ao longo de suas vidas, inspirando-os a tomar decisões informadas e conscientes para o bem de nossa cidade e do mundo. Agradeço a todos os envolvidos, alunos, professores e equipe das secretarias, por tornar este projeto possível. Juntos, estamos contribuindo para um futuro mais verde e saudável para Caldeirão Grande do Piauí.” Disse.