ESCOLA DE CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ RECEBENDO O PRÊMIO ALFA-10 PELA BOA QUALIDADE DE ENSINO

Data de Publicação: 25/04/2024

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Educação, realizou nesta quinta-feira (25), em Teresina, a solenidade de entrega do Prêmio Alfa-10.

Foram premiadas 78 escolas públicas, estaduais e municipais, de todo o território piauiense, que se destacaram na alfabetização de crianças até os 7 anos de idade. As escolhidas obtiveram em 2023, os melhores resultados no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), e vão receber incentivos financeiros para aprimorar o trabalho desenvolvido.

O Prêmio Alfa-10 é um dos incentivos do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, que visa valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, para melhorar os indicadores educacionais que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e letramento matemático no Ensino Fundamental.

Números apresentados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), atestam a evolução alcançada através do programa. Com base no desempenho de 2021, foram 12 escolas premiadas. De 2022, 37 escolas alcançaram o indicador desejado. Em 2023, 78 unidades de ensino atingiram o índice e recebem o prêmio agora.

Entre as melhores posicionadas no Estado, a Unidade Escolar José Rodrigues Damasceno, da Rede Municipal de Ensino de Caldeirão Grande do Piauí, foi uma das premiadas, após ficar em 1º lugar entre as escolas da 16ª GRE e em 4º lugar geral no Piauí.

O prefeito Filipe Gonçalves, a secretária de Educação, Damiana Irene, e a diretora da escola, Cícera Antônia de Araújo, receberam o prêmio Alfa-10 das mãos do governador Rafael Fonteles, da primeira-dama do estado, Isabel Fonteles, e do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira.