Terça-Feira, 21 de janeiro de 2020 Nossa história

SAÚDE DE CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ INTENSIFICA AÇÕES DA CAMPANHA ‘OUTUBRO ROSA’.

A Secretaria de Saúde de Caldeirão Grande do Piauí com o apoio da Prefeitura Municipal vem desenvolvendo atividades referentes ao Outubro Rosa, mês em que se intensificam as atividades de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Nesta terça-feira, 15 de outubro, ações foram realizadas na localidade Serra dos Pereiros, precisamente na Unidade Básica de Saúde “Virgília Rosa Diniz”.

Equipe da saúde na Serra dos Pereiros

As atividades foram desenvolvidas pelos integrantes da equipe de Estratégia da Saúde da Família, a enfermeira Viviane Batista e o Dr. Pablo Ítalo. Ambos falaram sobre a importância da prevenção do câncer de mama, como também, de colo uterino.

Já nesta quinta-feira, (16), as ações foram desenvolvidas na Quadra Poliesportiva do município, com mulheres da cidade. A palestrante foi a médica ginecologista Dra. Débora Santos, onde abordou temas como, mamografia, diagnóstico precoce do câncer de mama e realizou auto-exames, além de dar dicas sobre como a mulher deve cuidar de sua saúde, neste quesito.

Dra. Débora Santos

A nutricionista Ana Cibeli também participou das atividades e falou sobre alimentação saudável e os seus benefícios.

Nutricionista Ana Cibeli

Para finalizar a professora Romilde Sousa conduziu um momento de aeróbica, sensibilizando para a importância da atividade física. Logo em seguida todos que estavam presentes foram convidados para um lanche.

Momento de aeróbica com participantes

Além das palestras a Secretaria de Saúde também está intensificando outras ações como, por exemplo, a coleta de material citopatológico para a realização do exame preventivo (Papa-nicolau), como também a realização de mamografias.

O cronograma de atividades em alusão ao Outubro Rosa continua. Na próxima semana será a vez da Unidade Básica de Saúde da Serra da Batinga receber as equipes de trabalho. A palestra será conduzida pela enfermeira Lígia Kelly e o médico Dr. Eraldo.