Terça-Feira, 26 de maio de 2020 Nossa história      

Notícias

INAUGURAÇÃO DA NOVA ESTRUTURA DO PARQUE DE EXPOSIÇÃO E SHOWS MARCAM OS 10 ANOS DA EXPOCABOCLOS.

Data de Publicação: 15/11/2019

O município de Caldeirão Grande do Piauí sediou, no período de 13 a 17 de novembro, a ExpoCaboclos, tradicional feira de caprinos e ovinos, evento que integra o calendário oficial do município e se destaca com um dos maiores eventos do setor no interior do Estado e da região do Araripe.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos, Governo do Estado e diversos outros órgãos, além do deputado estadual Georgiano Neto e o deputado federal Júlio César.

A exposição foi realizada na Fazenda Algaroba, localizada na comunidade Sítio Caboclos, e envolveu toda uma cadeia produtiva de caprinos e ovinos, desde criadores, empresários e admiradores do ramo, inclusive, de outros Estados do Nordeste, proporcionando um grande intercâmbio de experiências e muitos negócios.

Com uma diversificada programação, este ano, a feria chegou à sua 10ª edição, sendo considerada a maior em uma década. Destaque para a estrutura construída para o evento. Cerca de 800 mil reais foram investidos na construção do parque de exposição com condições adequadas para acolher as milhares de pessoas que visitaram o parque nos cinco dias.

1º DIA

A programação teve início na manhã de quarta-feira, 13 de novembro, com a entrada dos animais. O acesso ao parque foi fiscalizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI). Os criadores deveriam apresentar de certificação zoossanitária e o Guia de Trânsito Animal – GTA.

Neste mesmo dia, teve início o ciclo de capacitações. O Sebrae, um dos parceiros da ExpoCaboclos, realizou palestras e ofertou cursos e oficinas gratuitos para quem visitou o parque. O primeiro curso foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Herbert Karpegianne, com o tema “Manejo Sanitário de Caprinos e Ovinos”.

2º DIA

Na quinta-feira, 14, aconteceu um ciclo de formações que abordaram temas como “Plano de produção de mercado”, “Agroamigo”, “Financiamento de energia solar”, e “Tecnologias adaptadas ao campo – biodigestor”, ofertadas pelo Sebrae e Banco do Nordeste do Brasil.

Durante o dia, centenas de pessoas e autoridades visitaram o parque de exposições, a exemplo do ex-governador Wilson Martins.

À noite, foi celebrada uma missa em ação de graças, presidida pelo padre Pio Feitosa, que realizou a bênção do espaço do evento. Em seguida, foi realizada a cerimônia de abertura oficial da X ExpoCaboclos. Na mesma noite também foi a aberta a exposição de artesanato e foram realizados os shows com o sanfoneiro Leonel do Acordeon e da banda Belo Xote.

3º DIA

Na sexta – feira, 15, terceiro dia do evento, teve início o julgamento de animais do concurso leiteiro e concurso de peso. No espaço de formações, palestras sobre “Brucelose e Aftosa” e sobre “Cultivo de Algodão”, ministradas, respectivamente”, por Janilson Lima, da ADAPI, e o engenheiro agrônomo Gicélio Teixeira, da CELTA.

À noite, um dos momentos marcantes da 10ª edição da ExpoCaboclos, a inauguração do parque de exposições de Caldeirão Grande do Piauí, uma conquista importante para o crescimento e fortalecimento do evento.

O evento contou com as presenças do prefeito de Caldeirão, João Vianney, e a primeira-dama Luciana Carvalho, do deputado federal Júlio Cesar, do deputado estadual Georgiano Neto, da secretaria estadual de Agronegócio, Simone Pereira, Júlio César Filho, diretor financeiro do Sebrae, do vereador e presidente da Associação, Marcondes Alencar, entre outras autoridades políticas.

O deputado Georgiano Neto, que alocou recursos junto ao Governo do Estado para a construção do parque de exposições, manifestou a alegria de por mais um ano estar contribuindo com o evento.

“A satisfação de nós políticos, prefeito Vianney, é fazer as coisas acontecerem nos municípios e ajudar a melhorar a vida das pessoas. E aqui, fico muito feliz de estar novamente contribuindo, este ano, de maneira mais efetiva, alocando recursos para a construção deste grande parte de exposições e fortalecer esse grande evento, que não é referência somente para o Piauí, mas para todo o Nordeste, se destacando como uma das maiores feiras do setor em nosso Estado, pela quantidade e qualidade dos animais, pelos negócios, pelos shows e pelo grande número de visitantes.”, disse. Em sua fala, o deputado anunciou a destinação de mais recursos para a melhoria da estrutura do parque em 2020.

O deputado federal Júlio César enalteceu o trabalho do prefeito Vianney e dos demais envolvidos na realização da ExpoCaboclos, em promover o município e sua gente por meio da feira. “Caldeirão tem hoje um dos melhores parques do interior do Piauí e é uma referência em exposição de ovinos e caprinos. O que mais chamou a atenção foi a qualidade dos animais. Aqui tem mais de 500 animais de quatro Estados, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia. É uma revolução o que estou vendo aqui em prol dessas cadeias produtivas, com a melhoria genética dos animais da nossa região. Portanto, Vianney, nos orgulhamos muito do que está sendo feito aqui em Caldeirão Grande.”, disse.

O prefeito João Vianney afirmou que a inauguração do parque é parte do seu compromisso com o desenvolvimento do município de Caldeirão Grande do Piauí. “O nosso mandato não é de promessa, mas de compromisso e resultados. Por isso hoje estamos realizando a 10ª edição com essa grande estrutura, no nível que a ExpoCaboclos merece. Fizemos nosso compromisso em 2018, e hoje estamos cumprindo, entregando essa grande obra.”, disse, dirigindo agradecimentos a todos os envolvidos na conquista.

O gestor fez uma breve retrospectiva dos dez anos de feira, destacou o crescimento do evento e a sua importância para o fomento das cadeias produtivas – ovinos e caprinos -, para o fortalecimento da economia local e na promoção da cultura e do entretenimento. “A nossa feira hoje é grande em vários aspectos, e nós só temos a agradecer a todos que fazem parte dessa história. Obrigado a todos os criadores e expositores por acreditarem na nossa feira, a todos os visitantes por tornarem este um dos maiores eventos do segmento no Piauí e no Nordeste.”, disse.

Após a inauguração, os shows de forró encerraram a programação do terceiro dia do evento. No palco cultural se apresentaram os artistas Danilo Pernambucano, Vitor Fernandes e Zé Cantor.

Uma grande multidão de pessoas lotou o espaço de festas.

4º DIA

No sábado, 16, a programação prosseguiu com os julgamentos de animais inscritos nos concursos. Uma novidade foi a presença de uma equipe da Secretaria Estadual de Segurança Púbica, que participou da feira realizando a emissão da Carteira de Identidade, atendendo a 126 pessoas, das quais, 74 obtiveram a primeira via e outras 52 solicitaram a segunda via.

À noite, mais shows com Forró das Meninas, Flávio Leandro e Eric Land.

No espaço de formações, o Sebrae ofereceu mais uma oficina, desta vez, com o tema “Banco de Proteínas”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Francisco Gildevan. “Repassamos a importância de ter um banco de proteína, visando a alimentação dos animais, principalmente no período da seca, que é um tempo de escassez de alimentos para os animais, e assim ter um local de plantio, objetivando o banco de proteínas que vai fornecer proteínas para os mesmos”, disse.

5º dia

A programação da X ExpoCaboclos encerrou no domingo, dia 17, com cerimônia de entrega das premiações para os ganhadores nos concursos de animais. Esse ano, como forma de incentivo e apoio aos criadores, ao todo, foram distribuídos 30 mil reais em prêmios, o dobro da edição anterior.

Na oportunidade, feliz com o sucesso da feira, o prefeito João Vianney fez um discurso de agradecimento a todos envolvidos na realização do evento, destacando na organização a equipe da Prefeitura Municipal e da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos, as parcerias como o Governo do Estado, através da Secretaria do Agronegócio, aos deputados Júlio César e Georgiano Neto, Sebrae, Senar, Faepi e Faciagra, e a participação dos expositores, apontados como peça fundamental. “Nós somos gratos a todos esses. Foram vocês que fizeram a nossa festa crescer.”, disse.

Na cerimônia de encerramento, o gestor anunciou o início dos trabalhos para a próxima edição, que em 2020 acontecerá de 11 a 15 de novembro, com novos investimentos. “Podem ter certeza que haverá mais investimento até a 11ª feira. Nós apenas iniciamos a construção do nosso parque, demos o primeiro passo, e se Deus quiser em 2020 estaremos com esse parque totalmente pronto para acolher ainda melhor a todos vocês.”, pontuou.