EQUIPE DA SASC REALIZA MONITORAMENTO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ

Data de Publicação: 12/04/2024

O município de Caldeirão Grande do Piauí recebeu nesta sexta-feira (12), a equipe de monitoramento da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), composta por técnicos da Proteção Social Básico, Proteção Social Especial e Gestão do SUAS.

O objetivo do monitoramento é conhecer e orientar os profissionais da Secretaria Municipal da Assistência Social, quanto a execução dos serviços, adequação e uso dos instrumentos de trabalho, diagnóstico, legislações e orientação técnica para a melhoria do desempenho do atendimento e acompanhamento das ações.

A equipe que visitou o município é composta pela Multiplicadora Estadual do Programa Criança Feliz Eliene Costa, a Técnica da Vigilância Socioassistencial da SASC, Selenia Santos, e Ananias Cruz, Gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade.

Selenia Santos e Ananias Cruz se reuniram com a equipe do CRAS, e Eliene Costa com a equipe do Programa Criança Feliz. Além do momento de diálogo, avaliação e orientação, foi realizado também o acompanhamento de uma visita domiciliar do Programa Criança Feliz.

A assistente social de Caldeirão, Maísa Alencar, enalteceu a iniciativa da SASC em realizar o monitoramento nos municípios. “A equipe SASC está no município fazendo essa visita de monitoramento e pra gente que está nos municípios, trabalhando na ponta, é uma ação de grande importância, pois a gente vai conseguir melhorar o nosso trabalho, os atendimentos, verificar o que falta, o que pode ser melhorado e aperfeiçoado. Buscar qualificação também em relação a alguns pontos, e também, na questão da vigilância socioassistencial, na qual é preciso buscar uma maior efetivação, para que a gente consiga o diagnóstico territorial do município, das famílias que realmente precisam do atendimento. Foi bastante positivo o monitoramento e a gente espera que o estado esteja pelo menos anualmente ao nosso lado, nesse monitoramento, nessas orientações, que às vezes acaba ficando um pouco de lado”.

Em entrevista, Ananias Cruz, Gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, falou sobre o intuito do monitoramento. “Estamos fazendo o monitoramento do serviço socioassistencial, que inclui o trabalho desenvolvido pelo CRAS e todas as ações que envolvem a assistência social. Nosso objetivo é justamente trazer para os profissionais as adequações das leis, no que se refere a questão da gestão, da organização dos recursos humanos, da qualidade dos serviços, dos instrumentais utilizados, adequações, além de trazer também informações quanto a necessidade da formação, da capacitação, para que a gente possa ter maior qualidade no atendimento. Enfim, fazer um alinhamento entre as ações que o estado desenvolve e as que o município desenvolve”.

Ele também destacou a importância do estado estar próximo dos municípios para conhecer a realidade dos mesmos. “É nosso papel tanto trabalharmos o monitoramento, estar mais próximo dos municípios, como também a questão da própria capacitação. E para que isso aconteça, é importante que o estado esteja presente nos municípios para sentirmos de perto quais são os desafios, dificuldades, avanços. Existem boas experiências e aqui em Caldeirão Grande a gente pôde perceber que o município tem um espaço para que possa ser feito atendimento ao público nas suas necessidades de documentação, de ser ouvido. E isso é muito importante para nós, pois mostra que há um compromisso do município, em fazer um atendimento socioassistencial de forma que a comunidade se sinta contemplada”.

Ananias ainda destacou que após esse monitoramento, é feita uma avaliação técnica do que foi dito à equipe no município, do que foi presenciado e da documentação fornecida, para a partir de então ser realizada a orientação técnica para adequação do que for necessário.